Paralisação

Greve dos bancários em Santa Maria e região segue apenas no Banrisul

"

Em Assembleia, realizada na noite desta segunda-feira, os bancários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, de Santa Maria e região, decidiram pelo fim da greve da categoria. Os funcionários de ambos os bancos aprovaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e também as propostas específicas apresentadas pelas instituições.

As atividades das agências bancárias da Caixa e Econômica Federal e do Banco do Brasil devem retornar à normalidade já na terça-feira de manhã.

A greve da categoria seguirá apenas nas agências do Banrisul, já que o banco não apresentou nenhuma proposta aos funcionários. Na terça-feira à tarde, os bancários se reuniram em nova assembleia mas os funcionários rejeitaram a proposta patronal apresentada. A paralisação no Banrisul segue por tempo indeterminado. No ano passado, os funcionários do banco gaúcho permaneceram em greve por 42 dias.

A paralisação começou na última terça-feira e atingiu 10 mil agências em todo o país, sendo 44 em Santa Maria e região.

Na última sexta-feira, a Fenaban elevou o índice de reajuste de 7,35% para 8,5% (aumento real de 2,02%) nos salários e demais verbas salariais, de 8% para 9% (2,49% acima da inflação) nos pisos e 12,2% no vale-refeição. No mesmo dia, Caixa e Banco do Brasil apresentaram propostas específicas para cada banco.

Os bancários reivindicavam reajuste de 12,5%, valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 2.979,25 em junho), defesa do emprego, fim da terceirização e combate às metas abusivas e ao assédio moral.

* Com informações da assessoria de imprensa do Sindicato dos Bancários

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeitura começa a chamar aprovados em concurso público de 2011

Próximo

Comando nacional aceita proposta de 8,5% de reajuste e orienta para o fim da greve dos bancários

Economia